COMO ESCOLHER O TAPETE DA SALA

O tapete é um acessório indispensável para quem pretende incrementar a decoração de casa. Além de deixar o ambiente mais confortável, ele leva alegria e personalidade sem precisar de muitos recursos. Por isso, dedicamos esse post com dicas de como escolher o tapete ideal para a sala, em harmonia com a decoração do ambiente.

Vale lembrar que a escolha do tapete é um dos últimos itens em um projeto de sala, já que os móveis são as peças essenciais para a compra do tapete. Caso você já possua um tapete em especial, procure começar a partir dele através de cartela de cores. Os tapetes vão bem em qualquer piso podendo ser frio ou de madeira. E hoje com as salas integradas podemos utilizar mais de um tapete no mesmo espaço, lembrando de procurar escolher a mesma tonalidade de cores ou algo que remete a combinação entre eles.

Existem 4 pontos que merecem atenção no momento de escolher o tapete ideal para a sala, confira todos eles abaixo:

Tamanho da sala de estar
Primeiramente é indispensável verificar o tamanho do cômodo para a partir disso observar como a peça se encaixa no local. O tapete geralmente fica na parte central da sala, por isso procure sempre um tamanho maior para que ele fique preso embaixo do sofá, evitando acidentes. Esta também é uma forma de integrar com os outros itens: mesa central, mesa lateral, abajur com pé, poltronas, vasos e outros itens.Depois de analisar o formato da sua sala e a proposta que pretende seguir, você pode escolher o formato dele: pode ser retangular, redondo ou quadrado. Qualquer um dos três possui um resultado final incrível. Os tapetes redondos são ideais para destacar um objeto, podendo ser até a mesa central ou uma luminária de chão.

Estilo da decoração
Definido o estilo de sua sala, é possível escolher infinitos modelos e estampas. Para quem possui um estilo moderno e jovial, o ideal é ousar com a escolha de tapetes geométricos com cores ou tonalidades inversas (preto e branco, vermelho e azul, amarelo e rosa…). Já no estilo clássico, o ideal é escolher um tapete de lã de algodão e se for uma sala formal, os tapetes persas não saem da moda. Se não quiser errar, invista em um tapete felpudo, ele pode se adaptar bem em qualquer sala, deixando o visual bonito.

Cores
As cores podem depender do tamanho da sala. Como falamos em outros posts, os tons escuros sempre diminuem o ambiente, invista neles caso tenha uma sala ampla e moderna. Os coloridos ficam bem para quem possui um sofá neutro no qual o tapete não destoe muito na composição, lembrando que sempre um toque de cor leva vida ao ambiente. As cores neutras como: bege, branco e cinza fazem o trio perfeito para qualquer tipo de sala de estar.

Material
Os tapetes podem ser feitos de lã, acrílico, poliéster, couro ou fibra sintética. Os tapetes de lã são mais duráveis e macios, costumam ser de alta qualidade e consequentemente mais caros. Possuem ainda uma grande variedade de cores, pois a lã aceita bem a tintura, largamente utilizada na tapeçaria. Se quiser uma opção mais barata, o acrílico imita muito bem a textura, porem sua durabilidade é inferior. Já os tapetes de poliéster são os famosos felpudos e brilhantes, muito utilizados em salas de TV. Para quem possui algum tipo de alergia, o recomendado é optar pelo couro ou fibras sintéticas, que são mais em conta que a primeira opção.

A última dica para deixar o tapete funcional no dia a dia é colocar uma fita adesiva antiderrapante embaixo dele. Isso faz com que ele se fixe no chão, além de mantê-lo na posição correta evitando o seu reposicionamento no dia a dia.

De: Decor Fácil
Todos direitos reservados aos responsáveis do site citado.
Fotos: Tapetes Corttex
Disponível em: https://www.decorfacil.com/como-escolher-o-tapete-da-sala/

voltar