Tire dúvidas sobre tapetes

Qual o tamanho certo? Como combinar com o resto da decoração? Qual o material mais indicado para o seu caso? Não saia para comprar essa peça chave da decoração antes de ler a matéria abaixo

1. Como definir o tamanho do tapete da sala de estar?

O importante é que o tamanho do tapete – seja ele neutro, colorido, estampado ou liso – esteja perfeitamente adequado às dimensões do espaço. Como é o tapete que demarca o espaço, causa estranheza quando ele é desproporcional ao tamanho do ambiente. Assim, um modelo muito pequeno em frente ao sofá pode ficar esquisito, com cara de “capacho”. No entanto, se o “tapetinho” for uma peça preciosa, um modelo oriental cheio de estilo, que você ama e quer mostrar, não se acanhe!

2. Onde e como posso usar tapetes redondos?

Tapetes redondos são difíceis de usar. Eles atraem quem se identifica com o estilo moderno. O ideal é que tudo fique sobre ele e isso só é possível se o ambiente for grande. Em áreas pequenas, a saída é distribuir vários pequenos.

3. Qual o tamanho ideal para um tapete que ficará sob a mesa de jantar?

O ideal é cada borda ter 1 m a mais do que a área ocupada pela mesa. Exemplo: se a mesa tiver 1,50 x 1,50 m, o tapete deverá ter 2,50 x 2,50 m. Em tempos de espaços mínimos nem sempre é possível atender a essa medida. Quanto aos contornos do modelo é possível utilizar tapetes quadrados combinados com tampos redondos e quadrados. Já os retangulares se harmonizam melhor com móveis retangulares e ovais.

4. Como usar tapete nos quartos?

Em ambientes com piso de madeira, cerâmica ou pedra, a solução mais interessante é colocar um tapete retangular no sentido contrário ao da cama, de forma que ele fique sobrando nas laterais e na frente – uma versão elegante dos três tapetinhos que antes circundavam o móvel.

5. Estar, jantar, sala de TV. Como combinar tapetes de ambientes próximos?

Busque um denominador comum entre os modelos: pode ser a cor, a textura, uma estampa ou até a moldura de acabamento. Quanto à distância entre eles, é preciso estudar caso a caso. Tudo depende da disposição dos móveis, volumetria, espaço. Com bom senso, pode-se mesclar até três estilos diferentes de tapete. Entre os tradicionais, o aubusson (de desenhos e cores suaves e motivos florais) é o mais procurado. Entre os modernos, os artesanais têm feito sucesso. Outra tendência forte é trabalhar com peças de mesmo tom, mas com tramas de alturas variadas. O resultado é uma composição harmônica, com um movimento visual bem agradável.

6. Tapetes mais peludos vão bem em qualquer ambiente?

Os modelos mais peludos – de náilon, lã, retalhos de couro ou lycra – vão melhor em ambientes contemporâneos. Já os tapetes de pelos altos agradam em locais onde as pessoas ficam descalças, como o home theater e o quarto. Em espaços de decoração mais austera, é preferível usar tapetes baixos – de pele, algodão feito em tear manual, náilon de pelo curto ou fibras como sisal e seagrass.

7. Tamanho ideal para cada tapete:

 

Do: Casa Abril
Por: Casa Abril
Fotos: Corttex
Todos direitos reservados aos responsáveis do site citado.

Disponível em: https://casa.abril.com.br/moveis-acessorios/10-duvidas-sobre-tapetes/ | Acesso em: 17/12/18 às 17h49.

voltar