De tipo a tamanho, veja dicas para escolher o tapete certo

Os tapetes ajudam a compor a decoração, além de trazer mais charme e conforto aos ambientes
Os tapetes são responsáveis pelo aconchego e charme dos ambientes. Mas, na hora de escolhê-los, muitas dúvidas surgem em relação ao tamanho, à cor e ao tipo de peça. Para evitar erros que possam comprometer o resultado final da decoração, confira as dicas das arquitetas Claudia Pimenta e Eliane Fiuza e da designer de interiores Patricia Franco.

ONDE USAR

Tapete combina com quase todos os cômodos, pois confere elegância, sofisticação e conforto. No banheiro, por exemplo, a peça quebra a frieza do piso e faz a transição para a área seca. No quarto e na sala, tem como função proporcionar conforto e compor a decoração de forma elegante. Tapetes de espessura maior proporcionam sensação de conforto e aconchego no home theater.

O tapete é um dos últimos itens a serem escolhidos, segundo a arquiteta Claudia. “Deve ser depois dos móveis e papel de parede, mas a compra precisa ser feita logo para que, quando os móveis chegarem, ele já esteja na casa, vestindo o ambiente e delimitando a posição dos móveis”, explica. Analisar outros itens da decoração ajuda a compor o ambiente.

COMO COMBINAR COM O PISO

Tapete combina com qualquer tipo de piso: madeira, porcelanato, mármore, laminado. “Atualmente, poucas pessoas optam pelo uso de carpetes, é mais fácil encontrá-los em quartos. Mesmo assim, não há problema em usar tapetes sobre carpetes”, lembrou a arquiteta Eliane. Repare, na foto, como o chão em tom de madeira cai bem com o tapete.

COMO ESCOLHER A COR DO TAPETE

Na hora de escolher a cor do tapete, deve-se levar em conta os elementos da decoração, como papel de parede e móveis. “Se a base da decoração for neutra, tapetes coloridos e estampados estão liberados. Se for chamativa, fica bacana seguir algum tom da decoração. Tapetes de uma mesma cor com grafismos em baixo/alto-relevo são ótima opção”, recomenda a designer de interiores Patricia. O tapete cinza peludo da sala da foto harmoniza com o ambiente predominantemente neutro.

COMO ESCOLHER O TIPO DE TAPETE

Os tapetes peludos caem bem em cômodos em que se deve priorizar o conforto, como quartos, sala e home theater. “Não indico os tapetes peludos para salas de jantar, pois ficam muito expostos e podem ser danificados”, opinou a arquiteta Eliane. “Os tapetes mais baixos (sem pelos) são os mais fáceis de conservar e limpar. Uma forma de aumentar a durabilidade é usar recursos como aspiração e escovação, além de produtos de limpeza próprios que podem ser encontrados até mesmo em supermercados”, completou a profissional.

COMO ESCOLHER O TAMANHO DO TAPETE

O tamanho do tapete também costuma causar dúvidas. Segundo a arquiteta Claudia, na sala, deve acolher as poltronas e passar pelo menos 20 cm sob o sofá. “Já sob a mesa de jantar, deve passar sempre, no mínimo, 50 cm do tamanho da mesa, para que, mesmo puxando a cadeira, ela esteja dentro da área do tapete”.

COMO COMPOR UM AMBIENTE COM TAPETE

Na hora de colocar mais de um tapete no ambiente, a mistura de cores é sempre permitida, assim como o mix de estampas e materiais, basta ter bom senso para harmonizar. “É bom também levar em conta a estampa do papel de parede e das almofadas para não brigar com o restante da decoração”, disse a arquiteta Claudia. “Para quem tem medo de errar na hora de fazer essa combinação, é indicado o uso de um tapete com cor forte e outros em tons mais neutros”, recomenda a arquiteta Eliane.

 

De: Terra.com.br
Fotos: Corttex
Todos direitos reservados aos responsáveis do site citado.
Disponível em: https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/casa-e-decoracao/de-tipo-a-tamanho-veja-dicas-para-escolher-o-tapete-certo,40599cb20ed87410VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html

voltar